
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (3), na praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. A Prefeitura confirmou a informação ao Manchete RJ.
Imagens circularam nas redes sociais (ao final da matéria) indicando que o animal havia sido localizado em Santa Clara. No entanto, a Secretaria de Meio Ambiente corrigiu a informação. Em nota, o órgão explicou que o Instituto BW foi acionado e coletou material para realizar exames que possam identificar a causa da morte do animal.
De acordo com o Instituto BW, a baleia encontrada trata-se de um macho juvenil da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae), com cerca de 9 metros de comprimento e idade estimada entre dois e três anos. A carcaça foi localizada em estado avançado de decomposição durante o monitoramento rotineiro realizado na região. Equipes do Instituto BW e do GEMM-Lagos foram até o local para realizar a necropsia, procedimento considerado essencial mesmo em casos de decomposição, pois permite a coleta de informações que podem ajudar a esclarecer as causas da morte.
Ainda segundo os especialistas, a presença de jubartes na costa brasileira é comum entre os meses de maio e novembro, período em que esses animais migram de regiões polares para áreas tropicais com o objetivo de reprodução. A população da espécie, que esteve ameaçada de extinção nas décadas passadas, vem se recuperando e já ultrapassa 25 mil indivíduos. No entanto, encalhes ainda ocorrem, seja por causas naturais ou devido à ação humana, como poluição química e sonora.