
Policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar prenderam, na tarde de quinta-feira (11), em Copacabana, Leonardo de Souza Júnior, de 28 anos. Ele é apontado como o criminoso que atirou no campista Rafael Vasconcelos durante um assalto no Parque Santo Amaro, em setembro de 2024. A ação criminosa deixou o jovem paraplégico. O outro assaltante ainda não foi localizado.
Na quinta-feira, Leonardo foi preso por porte ilegal de arma de fogo, mas também havia contra ele um mandado de prisão pelo crime cometido contra Rafael. O criminoso estava em um carro de aplicativo, junto com outro homem que também foi preso, quando ambos foram abordados na Rua Saint Roman, em Copacabana. No veículo, os agentes encontraram um revólver calibre .22, municiado com sete cartuchos, além de um celular. Os dois foram detidos e encaminhados para a 12ª Delegacia Policial.
Leonardo já tinha passagens por tráfico de drogas, roubo e homicídio e era considerado foragido. O mandado de prisão havia sido expedido pela 2ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, após representação da 134ª Delegacia Policial.
A delegada Carla Tavares, titular da 134ª DP, e familiares de Rafael confirmaram a prisão à reportagem do Manchete RJ. Carla também informou que ainda não há definição se ele será transferido para Campos.
Relembre o caso
No dia 6 de setembro, no cruzamento da rua Nuno Tavares com a rua Luiz Otávio, no Parque Santo Amaro, Rafael estava a caminho da casa de um amigo, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Na tentativa de fugir, ele foi baleado e bateu com a bicicleta em um carro que estava estacionado. O jovem foi atingido no tórax e na coluna e acabou ficando paraplégico.

Ver essa foto no Instagram