
Um homem de 53 anos, preso nesta quinta-feira (17) em Campos, é acusado de participar de uma quadrilha especializada em furto de veículos no município. Curiosamente, Marcelo Monteiro Mansur já havia prometido combater esse tipo de crime quando tentou se eleger prefeito de São Francisco de Itabapoana em 2020.
Uma das propostas de governo apresentadas por ele era justamente intensificar ações para coibir furtos e roubos de veículos.
“Apoio à intensificação, junto às polícias Civil e Militar, no combate a furtos e roubos de carros e motocicletas”, dizia a proposta.
Marcelo não chegou a disputar a eleição, pois teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A irregularidade registrada foi relacionada ao seu domicílio eleitoral.
Relembre o caso
Policiais civis da 134ª Delegacia Policial prenderam, na manhã desta quinta-feira (17), no Parque Tamandaré, pai e filho que integravam uma quadrilha especializada em furto de carros em Campos. Contra eles foram cumpridos mandados de prisão temporária.
Uma ação criminosa na Pelinca desencadeou as investigações por parte da 134ª Delegacia de Polícia. Veja a dinâmica do crime.
O furto ocorreu no dia 30 de maio. O pai, que foi preso, acompanhava duas mulheres em um evento que acontecia em um shopping da cidade. Trinta minutos após entrarem no local, outro carro chegou, e um homem — que estava com uma cópia da chave do carro de uma das mulheres — entrou no veículo e o furtou, fugindo para um local até então desconhecido.
Segundo informações da delegada Carla Tavares, a cópia da chave foi feita da seguinte forma: o pai era conhecido da mulher, criou vínculos de amizade e, a partir daí, teve acesso ao veículo da vítima. Com esse acesso, foi possível fazer uma cópia da chave, que era codificada.
Na ação criminosa, enquanto um dos envolvidos conversava com a vítima em um estabelecimento, o outro chegou com um veículo de apoio, desceu, entrou no carro e o furtou.
O modus operandi dos criminosos chamou a atenção da polícia. Outro ponto determinante na investigação foi as diferentes versões apresentadas pelo homem preso durante o registro de ocorrência do furto.
Na operação de hoje, foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, várias chaves de veículos e telefones celulares. O carro furtado já havia sido recuperado no início deste mês.