
*Por João Balthazar e Diogo Ferreira
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) emitiu uma resolução nesta sexta-feira (11), às vésperas da última rodada da Série A2, informando que a classificação final da competição não será homologada devido a pendências judiciais envolvendo o Americano de Campos e o Petrópolis. Ambas as equipes aguardam julgamentos em instâncias superiores da Justiça Desportiva por suposta escalação irregular ao longo do campeonato.
Considerando a existência de processos disciplinares que se encontram pendentes de julgamento pela Justiça Desportiva, atribuindo o cometimento de infrações passíveis de condenação nos termos do artigo 214 do CBJD ao Americano FC e ao Petrópolis Gonçalense”, explicou Marcelo Nascimento, vice-presidente de Competições da FERJ, ao publicar a decisão.
Entenda o cenário
O Americano foi absolvido, por unanimidade, no julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro e não perdeu pontos na competição. Já o Petrópolis foi condenado pelo TJD-RJ e perdeu 3 pontos na tabela, o que o tirou da briga pelo acesso e o colocou na disputa contra o rebaixamento. No entanto, ambos os casos seguem sem definições, pois ainda passarão por julgamentos no STJD.
Caso a decisão sobre o Americano seja revertida e o clube passe a ser condenado, ele pode até ser rebaixado, a depender de outros resultados. Já no caso do Petrópolis, uma possível absolvição devolverá os três pontos ao time da Região Serrana, o que pode resultar em uma classificação para as semifinais. Ou seja, tudo pode acontecer.
Vale lembrar que a última rodada da competição, que ocorrerá neste sábado (12), está mantida. Os times entrarão em campo normalmente, mas só poderão comemorar a classificação — ou respirar aliviados na briga contra o rebaixamento — após o julgamento de Americano e Petrópolis. As semifinais seguem com datas indefinidas enquanto as pendências judiciais não forem resolvidas.
Classificação atual:
