
Três alunos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, localizada no Açu, em São João da Barra (SJB), chamaram a atenção ao criarem um foguete feito de garrafa PET que alcançou 149,5 metros e ultrapassou os 100 km/h. Alcançando marcas expressivas, o grupo agora mira a Jornada de Foguetes.
Os criadores do foguete são os alunos Rafael Elias, Guilherme Viana e Breno Souza, sob a tutela da professora de Ciências da unidade, Lis Peixoto, e do professor de Geografia, Everton Gama. Para criar e lançar o foguete, a equipe contou com o suporte e a orientação da equipe de lançamento de foguetes Space Rockets, que faz parte do Laboratório IFF Maker do Instituto Federal Fluminense de SJB.
O impressionante foguete foi construído com garrafas PET e água, sendo movido pela pressão do ar gerada por uma bomba manual. Ele foi lançado obliquamente, ou seja, em um ângulo diferente do vertical.
O professor Everton Gama celebrou o resultado alcançando e enalteceu o incentivo da ciência nas escolas:
“Incentivar a ciência entre nossos alunos é essencial para formar cidadãos curiosos, críticos e preparados para os desafios do futuro. A ciência nos ensina a questionar, investigar e buscar soluções. Quando estimulamos esse interesse desde cedo, despertamos mentes criativas capazes de transformar o mundo. Investir em ciência é investir em conhecimento, inovação e progresso”, afirmou.
Jornada de Foguetes
Para se classificar para a Jornada de Foguetes, que será realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, as equipes precisam demonstrar um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As equipes que atingirem um alcance superior a 100 metros são convidadas a participar da Jornada — o que foi o caso dos alunos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza.
Laboratório IFF Maker
Importante para a realização do projeto, o Laboratório IFF Maker conta com impressoras 3d, máquina de corte a laser, kits de robótica e várias outras ferramentas. No espaço, várias ideias do IFF de São João da Barra são desenvolvidos. Professores da unidade são os coordenadores, e os alunos integram as equipes.
Veja vídeo do lançamento