
Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que o Norte Fluminense fechou o mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos. A cidade de Macaé lidera o ranking com 1.588 novas vagas criadas, mais que o triplo de Campos dos Goytacazes, que aparece em segundo lugar com 477 vagas geradas.
Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que o Norte Fluminense fechou o mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos. A cidade de Macaé lidera o ranking com 1588 novas vagas adquiridas. Mais que o triplo que Campos dos Goytacazes, que aparece em segundo com 477 gerações.
Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram que a região acumulou 2.188 novas vagas de trabalho. Os setores que mais contrataram foram Serviços (+832), Construção (+405) e Indústria (+220).
Com 1.588 novas vagas, Macaé aparece com destaque na abertura de postos de trabalho em atividades como montagem de estruturas industriais e instalações metálicas (+351), atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural (+222) e serviços especializados para construção (+205). Em Campos foram 477 novos postos de trabalhos com destaque para atividades profissionais, científicas e técnicas (+123) e serviços de catering, buffet e comida preparada (+109). Em São João da Barra foram 91 novas vagas, sendo 80 em atividades de gestão de portos e terminais.
O saldo positivo de 2.188 novas vagas de emprego em fevereiro reflete um cenário promissor para a região e demonstra que os esforços de diversos setores econômicos estão gerando frutos concretos. O fortalecimento desses segmentos, serviços, construção e indústria, essenciais para o desenvolvimento local, é um indicativo claro de que a região é um polo de oportunidades para os trabalhadores e investidores”, afirma Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.
Estado com mais de 30 mil empregos formais em fevereiro
O mercado de trabalho fluminense registrou a criação de 31.974 empregos com carteira assinada em fevereiro – o maior saldo desde novembro de 2021. O estado do Rio de Janeiro fechou 12.272 vagas em janeiro. Porém, com o resultado de fevereiro, o saldo do primeiro bimestre é positivo, de 19.702 novos empregos com carteira assinada. Esse desempenho foi levemente superior ao apresentado nos dois primeiros meses de 2024, quando o estado gerou 18.304 postos de trabalho.
Nessa análise, o setor de Serviços (+22.150) foi o que mais contratou, seguido pela Indústria (+5.862). Já a Agropecuária (-13) e o Comércio (-8.297) registraram saldo negativo no acumulado do ano.
*Com informações de Firjan