
O trabalho realizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por mais da metade dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O levantamento mostra que 56% desaprovam a terceira administração do petista, enquanto 41% aprovam. Não sabem ou não responderam são 3%.
Em janeiro, o índice de aprovação era de 47%; o de desaprovação, 49%. Os que não sabem ou não responderam eram 4%. Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, presencialmente, entre 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Segundo Felipe Nunes, professor e PhD em Ciência Política, o anúncio de novas medidas ainda não gerou efeitos positivos na popularidade do governo. Ele também apontou que a queda de aprovação acontece em todas as regiões do país, incluindo o Nordeste, onde o petista tem um forte eleitorado.

Outro dado destacado foi em relação às mulheres: pela primeira vez em seu terceiro mandato, o atual presidente da República teve a desaprovação (53%) maior que a aprovação. Entre os homens, o governo é desaprovado por 59%.

Recentemente, Lula tem adotado a estratégia de aumentar sua exposição, participando de mais eventos pelo Brasil. No entanto, o efeito ainda não é o esperado. Segundo a pesquisa da Quaest, a percepção sobre Luiz Inácio piora para 50% após suas aparições públicas, enquanto para 31% ela melhora. A principal causa da insatisfação, de acordo com a pesquisa, é o alto preço dos alimentos nos supermercados e o da gasolina.