
Com a chegada do verão, as altas temperaturas são uma realidade e têm sido recorrentes na região Norte Fluminense. Nos próximos dias, de acordo com o site Climatempo, a tendência é que os termômetros registrem máximas próximas a 40°C. Com essa previsão, segundo o especialista ouvido pela nossa equipe de reportagem, a sensação térmica pode chegar a 47°C.
“A sensação térmica, além, claro, da temperatura, depende de outros fatores, em especial, o vento. Se chegarmos a 40 graus, não seria surpreendente uma sensação térmica em torno de 47 graus. É claro que depende muito também do lugar onde você está”, explicou Carlos Augusto
Em entrevista ao Manchete RJ, o geógrafo climatologista Carlos Augusto Souto explicou os processos atmosféricos e humanos responsáveis pelo aumento das temperaturas ao longo dos anos.
Segundo o especialista, as ondas de calor, que antes duravam, em média, 4 dias, agora chegam a durar até 7 dias. Isso ocorre devido ao fenômeno atmosférico chamado “domo de calor”, que consiste em uma massa de ar seco que impede a entrada de frentes frias, reduzindo os índices de chuva e elevando as temperaturas.

Em Campos, as ondas de calor estão associadas a um período prolongado de seca, que, na prática, tem sido mais intenso do que o esperado. Carlos também destacou que essas mudanças climáticas estão diretamente ligadas à ação humana, já que, ao longo dos anos, a emissão de gases de efeito estufa em grandes quantidades tem poluído significativamente o meio ambiente.
Até quando vai o calor excessivo?
De acordo com o climatologista, chuvas podem diminuir as temperaturas provisoriamente, mas sem grandes impactos devido à estação do ano. Ele prevê que as ondas de calor devem persistir até o mês de março, afetando toda a população.
É importante ressaltar que chuvas de grande intensidade não estão descartadas. Há possibilidade de uma frente fria superar o bloqueio atmosférico nas próximas semanas, trazendo chuvas em maior quantidade para a região