
Campos dos Goytacazes está prestes a perder seu único voo de aviação comercial para passageiros no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, pois a Azul encerrará as operações no município a partir do dia 10 de março deste ano. A companhia aérea opera atualmente um voo regular de Campos para Campinas (SP), mas em breve não terá mais nenhum. A informação foi divulgada neste domingo pelo blog “Ponto de Vista”.
Em 2022, a empresa já havia suspendido voos diretos entre Campos e Rio, o que causou grande insatisfação dos clientes, além do poder público.
O subsecretário de Turismo de Campos, Edvar Chagas Júnior, que também é ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), falou sobre a situação: “Cerca de 14 cidades deixarão de ser atendidas pela Azul.
Mas a nossa região será muito, muito prejudicada: Cabo Frio encerra de vez em março, o aeroporto de Macaé que está em obras nem vai voltar com a nova pista. Se não houver um movimento do governo do estado, deputados, prefeitos da região e entidades empresariais podemos decretar o falecimento do modal aéreo. Que reflete diretamente no desenvolvimento da nossa cidade da nossa região.”, disse.
Vale lembrar que a companhia em questão enfrenta crise financeira, registrando um prejuízo líquido ajustado de R$ 203 milhões no 3º trimestre de 2024. No dia 15, a Azul e a Gol, em reestruturação financeira e em recuperação judicial nos EUA, assinaram um memorando de entendimento para uma fusão entre as empresas.
Além de Campos, a Azul também suspenderá, no dia 10 de março, operações de diversas rotas da região Nordeste, afetando voos nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, de acordo com o site “Passageiro de Primeira”.