
Esperado pelos moradores de Campos, o período de chuvas têm contribuído para a melhoria das condições climáticas e alívio à agricultura local. Após um longo período de seca, as chuvas devem se estender pelos próximos meses. Segundo o meteorologista Carlos Augusto Souto de Alencar, os próximos dias serão marcados por variações no tempo.
Teremos uma alternância entre dias chuvosos e com temperaturas agradáveis, e outros em que o sol aparece, trazendo um leve aquecimento”, afirmou.
Desde a última chuva significativa, registrada em março, a falta de água vinha preocupando os produtores rurais. A agricultora Damiana Alves diz que estava angustiada com a estiagem.
Eu estava muito angustiada com esse período seco, foram vários meses sem chover e minhas plantações já estavam bastante comprometidas. Vivo do que planto e vendo meus temperos nas feiras de Campos, então, quando não chove, a produção cai consideravelmente”, disse.
Com a chegada do período mais úmido, o trimestre da primavera que abrange outubro, novembro e dezembro, deve registrar grandes volumes de chuvas. O climatologista alerta para o risco de chuvas intensas e trovoadas.
Podemos enfrentar chuvas fortes isoladas, devido ao aumento da probabilidade de formação de nuvens carregadas, que podem provocar enxurradas nas áreas afetadas”, destacou.
Para o verão, a expectativa é de uma menor quantidade de chuva, mas o meteorologista alerta que, com as mudanças climáticas, a região pode ser impactada por ondas de calor.
O maior risco passa a ser as ondas de calor, que estão se tornando cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas globais, causadas principalmente pela ação humana e a emissão de dióxido de carbono na atmosfera”, concluiu.