
As Forças Armadas vão atuar em 32 dos 92 municípios fluminenses durante as eleições municipais do próximo domingo (6). Os militares atuarão em cerca de 500 locais de votação e nas principais vias expressas. No Norte fluminense, a atuação vai acontecer em Campos, Macaé e Quissamã.
As ações foram apresentadas em reunião de alinhamento do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O grupo é formado por representantes de forças de segurança que atuam na prevenção e repressão de condutas criminosas que possam colocar em risco a normalidade das eleições. Os militares reforçarão a segurança e darão apoio logístico.
A presença dos militares nas eleições do Rio de Janeiro foi solicitada pelo TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o governo do estado.
A Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado e dará apoio à fiscalização eleitoral. Os policiais atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.
Na cidade do Rio, a Guarda Municipal dará apoio à segurança de 99 seções e atuará na orientação do trânsito, garantindo a livre circulação de eleitores durante o período de votação.
Confira a lista
Região Metropolitana: Rio de Janeiro; Niterói; Itaboraí; Maricá; São Gonçalo; Tanguá; Belford Roxo; Duque de Caxias; Itaguaí; Japeri; Mesquita; Nova Iguaçu; Queimados; São João de Meriti e Seropédica
Região dos Lagos: Araruama; Armação dos Búzios; Cabo Frio; Casimiro de Abreu; Rio das Ostras e Saquarema
Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes; Macaé e Quissamã
Noroeste Fluminense: Aperibé; Itaperuna; Miracema e Santo Antônio de Pádua
Centro-Sul Fluminense: Barra do Piraí; Barra Mansa; Costa Verde e Paraty
Região Serrana: Nova Friburgo