
A Escola Técnica Agrícola Estadual Antônio Sarlo receberá 150 mil reais em investimentos para apoiar a formação técnica dos alunos, por meio da recuperação da infraestrutura. As emendas, que se tornaram obrigatórias no ano passado, serão aplicadas na unidade via Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).
A escola, que completará 70 anos em setembro deste ano e atende 250 alunos, enfrenta problemas nas salas de aula e com equipamentos antigos. O diretor da instituição, Marcelo Barbosa, destaca a importância dos investimentos e da recuperação da unidade.
“Os investimentos na escola são fundamentais. Sem eles, ainda não sabemos como abrigar os alunos em 2025, já que teremos um aumento de mais uma turma. A unidade precisa de uma reforma completa; todo dia acontece uma nova situação. O teto do pavilhão onde ocorrem as aulas corre risco de desabar”, afirma.
A Deputada Marina do MST realizou duas visitas à unidade e destacou o papel essencial que a escola exerce na região e para a agricultura familiar.
“A Escola Agrícola tem meu compromisso com sua reconstrução. Eu a visitei duas vezes e percebi a necessidade de investimentos. Ela desempenha um papel fundamental para a agricultura familiar do estado, desenvolvendo técnicas para melhorar a produção agrícola na região”, enfatiza.
Além disso, foi aprovada na Assembleia Legislativa uma indicação do deputado Thiago Rangel, solicitando ao governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a doação de um trator para a escola. Na justificativa, o deputado ressalta a necessidade do equipamento para auxiliar nas aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisas e estudos mais complexos.
Thiago Rangel também destaca a vocação agrícola da cidade de Campos e a importância da escola na formação de profissionais capacitados. “Campos é uma cidade de vocação agrícola e precisa fortalecer o Colégio Agrícola, que, ao longo dos anos, vem formando profissionais que sustentam o agronegócio da região. Para mim, o investimento no agronegócio é sempre prioritário, especialmente com foco na formação dos nossos jovens.”