
Nesta sexta-feira (25), a reportagem do Manchete RJ noticiou um acidente no quilômetro 65,5 da BR-101, em Campos, que terminou com a morte de um ciclista. O caso gerou diversos questionamentos dos leitores, que reclamavam da falta de ciclovia no local, que passou por reformas recentemente.
Nossa equipe de jornalismo procurou a Arteris Fluminense, concessionária que administra a pista, para falar sobre as reclamações e foi prontamente respondida. Confira a resposta na íntegra:
A Arteris Fluminense informa que concluiu em dezembro de 2023 a obra de ampliação e melhorias no trecho urbano de Campos dos Goytacazes, entre o Trevo do Índio (km 67) e o Boulevard Shopping (km 65,5). A via agora conta com duas faixas de rolamento em cada sentido que permitiu mais fluidez no tráfego e redução de acidente. Um investimento de R$ 19 milhões.
O trecho mencionado não possuía ciclovia originalmente, apenas acostamento, nem depois da obra de ampliação. A concessionária mantém diálogo constante com prefeituras, comunidades, PRF e órgão regulador (ANTT) – na busca por soluções de mobilidade que possam atender aos usuários.
A Arteris realiza diversas campanhas para segurança no trânsito, incluindo ciclistas, que estão entre os grupos de maior vulnerabilidade no trânsito. O trânsito de ciclistas pelo eixo principal é uma prática extremamente perigosa e desaconselhada. Caso seja necessário o deslocamento de bicicleta, as principais orientações envolvem manter distância dos veículos, utilizar sempre os equipamentos de segurança necessários, coletes refletivos ou roupas claras, além de luzes dianteira, traseira e no pedal da bicicleta para ajudar na sinalização noturna.
Arteris Fluminense