
A ação da Polícia Civil do Rio foi fundamental na desarticulação de uma quadrilha especializada em furto de carros de luxo em vários estados do Brasil. Neste domingo (10), o Fantástico destacou uma reportagem investigativa envolvendo a “Gangue da Hilux”. A prisão de parte dos integrantes do grupo foi divulgada com exclusividade pela jornalista Ana Paula Mendes, em suas redes sociais, no mês passado.

Na reportagem deste domingo, o Fantástico destacou o tamanho da quadrilha, especializada no furto de veículos para a retirada de peças em desmanches clandestinos em Goiás, onde a regularização desse tipo de negócio atinge apenas 20% dos estabelecimentos. A polícia diz que a organização criminosa por trás dos furtos está envolvida em uma série de crimes. Ainda de acordo com a reportagem, no Brasil, são cerca de mil roubos e furtos de veículos por dia. O Rio de Janeiro está na terceira colocação no país nesse tipo de crime, com 7,6% dos casos.
O delegado de Cabo Frio, Alessandro Gabri, em entrevista ao Fantástico, explicou que as investigações descobriram uma nova forma de agir da quadrilha. Os integrantes estavam furtando carros e levando-os para Goiás, onde eram desmontados. A polícia do Rio começou a seguir os passos do grupo após o furto de 7 caminhonetes de luxo na Região dos Lagos e em Macaé. Graças ao trabalho dos policiais de Cabo Frio, cinco integrantes foram presos no Espírito Santo no fim de fevereiro. A notícia foi dada em primeira mão pela jornalista Ana Paula Mendes.
“São pessoas que possuem uma capacidade técnica”, disse Alessandro Gabri ao Fantástico. Parte dos integrantes era formada por mecânicos, que sabiam operar um equipamento que abre os veículos automaticamente. Nas imagens divulgadas pela polícia e exibidas na TV Globo, é possível ver a rapidez com que os bandidos agem. A ação leva apenas 13 segundos. Ainda segundo Alessandro Gabri, a quadrilha foi responsável pelo furto de cerca de 30 veículos em aeroportos do Rio, de Minas e do Espírito Santo no ano passado. Reportagem completa em: anaevoce.com.br