
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça, ofereceu à 3ª Vara Criminal da Comarca da Capital, denúncia contra o policial militar Carlos Eduardo Gomes dos Reis, em razão do homicídio contra um jovem, no mês passado.
O crime ocorreu no dia 08/02, na Avenida Brasil, em um dos acessos ao Complexo da Maré, na zona norte do Rio. De acordo com o MPRJ, o denunciado, consciente e voluntariamente, “assumiu o risco de matar ao golpear, com o dedo no gatilho, Jefferson de Araújo Costa, de 22 anos, com a ponta do fuzil calibre 7.62 que portava, efetuando um disparo que o atingiu, provocando sua morte”. O denunciado já se encontra preso preventivamente pelos fatos descritos acima.
A denúncia aponta, ainda, que o crime foi praticado por motivo fútil, somente para desmobilizar uma pequena manifestação de moradores que ocorria no local, da qual a vítima participava; mediante recurso que tornou impossível a sua defesa, tendo em vista que o disparo de arma de fogo, de grosso calibre, foi efetuado à queima-roupa; e ainda perpetrado com emprego de arma de fogo de uso restrito.
“A Promotoria requer a instauração de ação penal em face do policial militar, e que o mesmo seja também condenado ao pagamento de indenização pelos danos materiais e morais causados aos familiares da vítima, em valor a ser apurado no curso do processo”, descreve o Ministério Público do Rio de Janeiro.