
Em clássico válido pela nona rodada da Taça Guanabara, Botafogo e Vasco entram em campo neste domingo (18), às 16h, em duelo com caráter decisivo. Uma vitória garantirá uma posição na zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca a duas rodadas do fim desta fase. Além disso, o primeiro triunfo em clássicos em 2024 reforçará a confiança nos trabalhos de Tiago Nunes ou Ramón Díaz, respectivamente.
Atuando em casa, o Alvinegro quer fazer valer a vantagem de jogar no Nilton Santos para conquistar os três pontos. Há duas rodadas, um gol nos acréscimos de Léo Pereira reabriu uma ferida no time com a derrota para o Flamengo, em situação recorrente no final da temporada passada. Além disso, o Botafogo está a dias de estrear na Libertadores. Na quarta (21), abre a segunda fase preliminar contra o Aurora, na Bolívia.
Do outro lado, o Vasco encara o Botafogo após empates contra Flamengo e Fluminense pela Taça Guanabara. O desempenho da equipe tem agradado a comissão técnica de Ramón Díaz, que enxerga a vitória neste domingo, para além do objetivo da classificação, como fundamental para consolidar a evolução do Cruzmaltino.
Neste cenário, o jogo deste domingo deve ter um Botafogo com mudanças na equipe titular, preservando os jogadores para a estreia da Libertadores. O elenco alvinegro já foi atingido por problemas musculares neste início de temporada. Jeffinho, John e Luiz Henrique, três reforços, estão em tratamento e são baixas certas.
Já Ramón Díaz não contará com dois titulares: Gary Medel e João Victor, suspensos. Assim, o Vasco terá novidades no setor defensivo. Rojas e Maicon são os zagueiros à disposição da comissão técnica, que também pode optar pela improvisação de um dos volantes, como Zé Gabriel, na primeira linha defensiva.
Escalações
Botafogo
Gatito Fernández; Mateo Ponte, Bastos, Jefferson e Hugo; Marlon Freitas, Danilo Barbosa e Diego Hernández; Júnior Santos, Janderson e Matheus Nascimento – Técnico: Tiago Nunes
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Rojas, Maicon, Léo, Lucas Piton; Zé Gabriel, Galdames, Payet; David e Vegetti – Técnico: Ramón Díaz