
Foi identificado como Leonardo Maciel da Rocha, de 33 anos, o policial militar morto dentro de um blindado durante uma operação na manhã desta quarta-feira (27) em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio. Até o momento, o que se sabe é que o tiro que atingiu o PM passou por uma abertura lateral feita para apoiar e dar estabilidade ao fuzil, na hora de atirar. Essa portinhola tem o nome de gun ports, mas é mais conhecida como seteira.
A Polícia ainda busca entender o que aconteceu, pois não há registro de caso similar em operações nas favelas do Rio. O veículo está sendo periciado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e pelo Centro de Criminalística da Polícia Militar (CCrim).
Leonardo Maciel da Rocha era sargento lotado no 3° BPM (Méier) e estava em apoio a ação realizada pelo 16ºBPM (Olaria). Outros dois policiais também foram feridos, mas sem risco de morte. A corporação lamentou a morte do seu integrante.
Baleado durante um patrulhamento, o PM chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Getúlio Vargas, mas morreu ao chegar na unidade. O sargento ingressou na corporação em fevereiro de 2011. Ele deixa uma companheira e um enteado. Até o momento, não há informações sobre o velório ou enterro do policial.
Operação
A PM informou que a operação é realizada pelo 16° BPM (Olaria) e unidades subordinadas ao 1° Comando de Policiamento de Área (CPA) no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, nas comunidades Parada de Lucas, Vigário Geral, 5 Bocas, Pica Pau e Cidade Alta. A ação começou nos primeiros momentos da manhã e contou com o apoio de uma ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Núcleo de Operações Especiais (NAOE).
O objetivo, segundo a PM, foi a repressão de roubo de cargas e veículos, além de verificar denúncias a respeito de uma possível reunião de criminosos locais. Durante a ação, que também teve auxílio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), três suspeitos foram feridos e levados para o Getúlio Vargas, onde morreram. Com os acusados, as equipes apreenderam quatro fuzis. Outros dois suspeitos foram conduzidos para averiguação.
VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TIROTEIO AQUI
*Com informações do Extra