
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania promoverá na quarta-feira (06), às 13h, um ato na Fazenda Cambahyba, em Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, em memória de 12 vítimas da ditadura militar que foram incineradas em um dos fornos da usina de cana de açúcar que funcionava no local.
Familiares das vítimas vão formalizar um pedido para construção do “Memorial Ditadura Nunca Mais” com o tombamento do Parque Industrial – que está há anos desativado – e sua desapropriação. No início do ano, após demanda da deputada Marina do MST, o governo desapropriou uma área da fazenda equivalente a 1.300 Maracanãs, onde hoje funciona o Assentamento Cícero Guedes.
Cabe ressaltar que existe um projeto de lei de autoria da deputada estadual Marina do MST e do presidente da Alerj Rodrigo Bacellar que pede o tombamento do parque da extinta usina e transforme o local em no “Memorial Ditadura Nunca Mais”, com o objetivo de transformar os fornos da usina da morte em símbolos contra os crimes da ditadura empresarial militar.
CONFIRA O PROJETO DE LEI: