
A Polícia Federal vai investigar o furto de uma peça sacra na Igreja São Francisco de Paula, no Largo de S. Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro. O crime foi registrado por câmeras, no último sábado (04/11), por volta das 15h. No mesmo dia, membros da igreja procuraram a polícia para comunicar o furto.
Nas imagens obtidas pela polícia, o ladrão anda pelos corredores, passa em frente ao mostruário que guarda a peça e, em seguida, quebra o objeto. Minutos depois ele deixa a igreja carregando parte do material furtado.

De acordo com o Iphan, a peça furtada era parte de uma custódia – objeto onde se coloca a hóstia para adoração dos fiéis – de liga metálica, com pedras semipreciosas, medindo 140 cm de altura por 44 cm de largura. Datada do séc XIX, a peça fazia parte do acervo da igreja, tombado pelo Iphan em 1938 e inventariado em 2001.
“Assim que foi informado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Iphan-RJ encaminhou fotos e a ficha da peça furtada no Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados, para contribuir com os trabalhos de investigação da Polícia Federal”, diz a nota do Iphan.