
Dois atletas pretos, estudantes do Isecensa, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, teriam sido agredidos fisicamente por seguranças de uma empresa contratada por um evento esportivo, o Junfri, realizado neste fim de semana, em Nova Friburgo. As vítimas afirmam ter sofrido racismo, no último sábado (14).
A atlética da Universidade de Campos, chamada de Isefúria, se posicionou sobre o ocorrido nas redes sociais. Confira parte da nota na íntegra:
“É difícil de acreditar que ainda em 2023 passamos por situações como essa.
Queremos deixar registrado que antes mesmo de estarmos aqui protestando digitalmente, prestamos todo apoio aos nossos meninos pessoalmente. É essa nossa maior prioridade desde que soubemos do ocorrido até agora. Não queremos expor os meninos ainda mais. Todas as medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas por nós da atlética e pela nossa instituição. Não deixaremos passar!
Agradecemos imensamente os posicionamentos já feitos pelas outras atléticas aqui nas redes sociais e pelos corredores dos ginásios que já nos encontramos! Todas as mensagem serão repassadas à eles para que se sintam amados e acolhidos”.
A Isefúria ainda alegou que foi acolhida pela organização do evento que, segundo eles, prontamente identificou e afastou os agressores da segurança da competição.
Conforme apurado pela equipe de reportagem do Manchete RJ, as duas vítimas foram agredidas sob a acusação de que estariam fazendo uso de drogas ilícitas.
POSICIONAMENTO JUNFRI
A organização dos Jogos Universitários Friburguenses (JUNFRI), também veio a público se manifestar sobre o ocorrido.
Em nota, os organizadores disseram que não compactuam com com discriminação e intolerância, “sendo ideologias que vão na contramão dos valores do evento”.
“Ao tomar conhecimento que um caso de racismo teria ocorrido, foi formada uma plenária extraordinária realizada com os presidentes das atléticas participantes. Nela ficou esclarecido que todas as medidas cabíveis serão aplicadas para zelar, como sempre, pela segurança de todos. Os atletas agredidos estão recebendo todo apoio do evento e da atlética que representam, Isefúria. O JUNFRI também se coloca totalmente à disposição dos atletas envolvidos e se compromete para que situações como essa não se repitam.”, finaliza.
VEJA MAIS
-
Hospital atualiza estado de saúde de turistas espancados após show na ExpoBarra
-
Presos do RJ com saída temporária no feriado devem regressar às prisões até quarta-feira
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.