
Em meio à onda de calor que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, o Rio de Janeiro foi a capital mais quente e seca do país nesta segunda-feira (18/09).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Rio registrou 38,3°C de temperatura, assumindo o topo do ranking que teve, ainda, Palmas com 38,0°C (2° lugar) e Teresina 37,4°C (3° lugar).
A capital fluminense também foi a mais seca do país, com 18% de umidade relativa do ar, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde são índices acima dos 50%.
Segundo a ClimaTempo, no próximo final de semana, quando começa a primavera (23/09), capitais como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro podem registrar termômetros na casa dos 40°C, semelhantes aos de 2020, quando o país teve temperaturas recordes.
Sistema Alerta Rio registrou temperaturas acima dos 40°C
De acordo com o Sistema Alerta Rio, a capital teve a maior temperatura do inverno. Segundo a plataforma, os termômetros chegaram a 41°C no bairro de Irajá. O recorde anterior da estação foi de 40,0°C dia 24 de agosto em Irajá também.
Nesta terça-feira (19/09) o tempo permanecerá estável, com céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. Destaca-se que no período da tarde de terça-feira (19/09) e sexta-feira (22/09) a umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 21% e 30%, considerados índices de atenção segundo a Organização Mundial da Saúde.
Para se proteger do calor intenso, basta seguir as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, manter-se bastante hidratado, evitar atividades ao ar livre, passar protetor solar, usar roupas leves, entre outros.