
Nesta quinta-feira (18) a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu o evento “TCE Presente: Orientações para uma Gestão Efetiva”. Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro(TCE-RJ), Rodrigo do Nascimento, o presidente da Casa de Leis campista, Marquinho Bacellar e o prefeito da cidade, Wladimir Garotinho. Também estiveram presentes representantes de municípios como São Francisco de Itabapoana, Miracema, Natividade e São Fidélis.
O presidente da Câmara de Campos, Marquinhos Bacellar, falou sobre a importância do evento para a região
“É um privilégio estar recebendo o Tribunal de Contas aqui. A gente frisou que a distância nossa para a capital, em todos os sentidos, é muito grande, então, quando o tribunal se aproxima do interior, nos traz conhecimento e confiança no nosso trabalho. Espero que seja o primeiro evento de vários”, disse.
O presidente do TCE-RJ, falou sobre o novo momento que Tribunal de Contas vive
“Ao início deste biênio, quando fui reeleito para presidente do TCE, nós decidimos realizar esse programa, que se propõe a ir até os municípios dialogar com essas cidades, apresentar esse caráter orientador do tribunal. Esse caráter é de privilegiar a consensualidade na resolução das irregularidades em detrimento de um papel meramente punitivo. Isso é muito importante, porque aproxima o Tribunal de Contas dos gestores públicos, dos servidores municipais, que não vão ver mais o TCE como uma grande ameaça ou um “bicho-papão”. O tribunal, ao contrário, é um parceiro e um órgão que pode orientar o gestor público nas dificuldades do seu dia-a-dia, para que ele chegue às boas soluções, sendo orientado pelo tribunal de contas”, contou Rodrigo Nascimento
Wladimir Garotinho, prefeito de Campos, também falou sobre a importância desse tipo de evento
“É um evento de uma relevância extraordinária para todos nós, gestores públicos. O tribunal de contas tem adotado um papel conciliador, mediador e não apenas punitivo. Ele, por exemplo, estabeleceu audiências técnicas, porque não dá simplesmente para olhar uma folha de papel, ou um processo, e não entender o outro lado, então, a gente fica feliz com a realização desse evento aqui na nossa cidade. Agradeço ao presidente do tribunal, por entender a importância de estar próximo dos gestores, e ao presidente da Casa, Marquinhos Bacellar, por abrir a Câmara. Estamos motivados em trabalhar cada vez mais, sabendo que temos um tribunal que nos escuta e que nos ajuda a resolver os problemas”, falou Wladimir.