
O número de doações de sangue do Hemorio nesta quarta-feira (5) foi o maior em um único dia na história do banco de sangue, criado em 1944. O motivo é a ação em parceria com a cantora Ludmilla, que dá a quem doar sangue um ingresso para o evento Numanice, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no próximo sábado (8).
De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, foram mais de 500 doações. A campanha continua na quinta e na sexta, das 7h às 17h. Algumas senhas foram distribuídas para quem estava na fila até o fechamento dos portões.
Quem fizer uma doação em qualquer posto de coleta da instituição ganhará uma entrada individual para o show, mas as entradas são limitadas e podem esgotar. As cadeiras são do setor superior do estádio.
Imagens de filas no Hemorio ganharam destaque nas redes sociais desde cedo. A cantora se manifestou sobre o sucesso da iniciativa.
“Eu acordei tão feliz e grata com essas imagens de vocês no Hemorio. O Numanice começou uma festa e virou uma experiência que alimenta a nossa alma em muitas camadas. Estou realmente honrada e grata por fazer isso com vocês. Que Deus abençoe a sua vida, vocês salvaram muitas hoje!”, afirmou Ludmilla.
A associação entre a cantora e a instituição não é nova. Ludmilla foi embaixadora do Hemorio em 2021.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Também é preciso estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Eles também devem portar ainda um documento de identidade do responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. A perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.