
O dia 20 de janeiro de 2024 ficará para sempre guardado na memória de Kauê, joia do Botafogo. O volante estreou com vitória e assistência em partida válida pelo Campeonato Carioca contra o Bangu, no Nilton Santos. Natural de Quissamã, o atleta foi escalado como titular pelo técnico Tiago Nunes e, logo aos 3 minutos do 1° tempo, o garoto vindo da base mostrou as credenciais, participou do gol de Júnior Santos com uma assistência e ajudou o clube carioca a conquistar a vitória, que ainda teria o gol de Jeffinho nos acréscimos para fechar o placar por 2×0.
Na sequência do Campeonato Carioca, o jogador teve a oportunidade de atuar nas vitórias contra o Boavista e Sampaio Corrêa, tendo uma média de 77 minutos por jogo e nota média de 7.00 no aplicativo especializado em dados Sofascore, com a sua maior nota na estreia, com 7.7. Nas partidas seguintes contra Portuguesa e Nova Iguaçu, o quissamaense viu do banco o Botafogo empatar por duas vezes. A equipe carioca está em 2° lugar com 11 pontos em 6 partidas e, no momento, se classificaria para a semifinal do Campeonato Carioca.
– Acho que estou aproveitando bem as oportunidades que o professor vem dando. Todos estamos trabalhando muito forte para o grupo estar mais forte e unido para conseguir os resultados. Está dando resultado dentro de campo – disse Kauê, na zona mista após a partida contra o Sampaio Corrêa.
Primeiros passos
O quissamaense Kauê é do Sítio Santa Luzia, localidade que pertence ao Complexo Cultural Fazenda Machadinha, terra quilombola e histórica de Quissamã-RJ. Fez parte da Escolinha de futebol, promovida pela Prefeitura Municipal de Quissamã, onde atuou dos 9 aos 12 anos, quando foi aprovado em peneira pelo Botafogo e passou a integrar as categorias de base do Glorioso.
“Ele chegou para treinar comigo aos 9 anos, vindo de Machadinha e já foi titular do sub-13 no Campeonato Macaense, mesmo sendo de categoria inferior. Era o menor do time, franzino, mas desde novo ele tinha visão, foco de ser jogador, não faltava treino. Começou como atacante, depois foi meia, no Botafogo que ele foi virar volante. O Kauê sempre se destacou pela parte técnica, visão de jogo diferente da idade dele, dava pra perceber isso no perfil dele de jogador. É uma alegria muito grande ver um garoto de Quissamã chegar a esse patamar e se tornar profissional de um grande clube do futebol brasileiro” disse Luciano Cardim, ex-treinador de Kauê na Escolinha de Futebol de Quissamã.
Inspiração para jovens
A estreia de Kauê é um passo muito importante para sua carreira, é claro, mas também para toda uma geração de crianças do interior do Estado do Rio de Janeiro que têm o mesmo sonho: ser um jogador de futebol profissional. Agora existe uma geração que vê na figura do Kauê, um jovem do interior, alguém que conseguiu realizar o sonho de se tornar atleta profissional e mostrou que é possível chegar a qualquer lugar.
A cria da base alvinegra tem apenas 19 anos e soma passagens por todas as categorias de base da Seleção Brasileira. No ano passado teve seu vínculo com o Botafogo renovado até 2026.