
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos tem se envolvido em constantes polêmicas em 2025. O prefeito Wladimir Garotinho, que já se posicionou a favor da GCM em outros momentos, afirmou, em entrevista na praia do Farol de São Tomé, que não irá mais tolerar excessos.
“Sou um grande defensor da Guarda Municipal e fiz grandes investimentos desde o início da nossa gestão. Foram novos veículos, novo fardamento, novos equipamentos, rádios comunicadores digitais, entre tantas outras coisas. Defendo a Guarda, fiz até concurso público para rejuvenescer a corporação, que já tem uma idade média elevada, mas, antes de tudo, defendo o povo campista. Queremos o ordenamento e o cumprimento da lei, mas se houver exageros ou abuso de autoridade não vou hesitar em trocar os responsáveis. Até para proteger também a própria instituição”, afirmou o prefeito.
Nesta semana, o Manchete RJ listou algumas das confusões em que a Guarda Municipal de Campos se envolveu neste ano. Entre elas, houve o uso de spray de pimenta por parte do comandante, ofensas de um agente contra a população e um jornalista, além das operações polêmicas que vêm sendo realizadas.