
Nesta segunda-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deu início à campanha para atingir a marca de 100% de biometrização do eleitorado fluminense. Atualmente, pouco mais de 65% dos eleitores no estado têm suas impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, anunciou que até 8 de maio, data de fechamento do Cadastro Eleitoral, serão atendidos os aproximadamente 4,3 milhões de eleitores que ainda não realizaram a coleta das digitais. O desembargador enfatizou que o procedimento é rápido e inclui uma camada adicional de segurança ao processo de votação.
A coleta das digitais não apenas beneficia o eleitor cadastrado, mas também reforça a segurança do processo eleitoral, afastando a possibilidade de fraude. Para verificar se a biometria foi coletada, os eleitores podem consultar o link disponibilizado pela Justiça Eleitoral aqui.
Além disso, foi anunciada a primeira ação da Justiça Eleitoral Itinerante, focada na coleta biométrica, que ocorrerá de terça-feira (23) a quinta-feira (25) na estação Carioca/Centro do MetrôRio, das 9h às 15h.
Com uma rede de 183 pontos de atendimento em todo o estado, o TRE-RJ, que conta com 165 cartórios eleitorais e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor, incentiva os eleitores a anteciparem o atendimento para evitar filas de última hora. O prazo final é 8 de maio, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque TRE-RJ ou pelo Título Net, disponível no site do TRE-RJ.
Lembre-se de que eleitores podem realizar a coleta biométrica em qualquer ponto de atendimento da Justiça Eleitoral no estado, independentemente da cidade em que moram ou votam.
Confira onde cadastrar a biometria na sua cidade clicando aqui.