
A segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de brasileiros em Israel decolou de Tel Aviv, às 11h45 (do horário de Brasília) desta quinta-feira, 12, de volta para o Brasil. Ao todo, 69 estão a bordo do modelo KC-390 com previsão de pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na sexta-feira, 13.
Do total de passageiros, 29 têm como destino final a cidade de SP, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá.
Outras seis aeronaves estão previstas para serem enviadas até domingo, 15, com objetivo de resgatar os brasileiros que continuam no país enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas continua na Faixa de Gaza e no território israelense.
Segundo o Palácio do Itamaraty, mais de 2 mil brasileiros já procuraram as autoridades para retornar ao país. Na quarta-feira, 11, o ministro Aloysio Mares Dias Gomide Filho, diretor do departamento consular, ressaltou que está sendo feito um “pente-fino” na lista, pois foram verificados nomes duplicados ou, até, triplicados. Neste número, estão incluídos também os nomes dos 425 brasileiros que desembarcaram entre quarta e quinta.
O ministro pontuou que não necessariamente todos os nomes da lista solicitaram repatriação. Segundo ele, em alguns casos, os brasileiros registraram os nomes apenas para solicitar informações da Embaixada e informar a situação do conflito.
No primeiro avião da Operação Voltando em Paz, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB. As testemunhas da guerra agradeceram e demonstraram a sensação de alívio durante o desembarque no aeroporto. Em meio ao choro, o grupo relatou a tensão e momentos angustiantes vividos nos últimos dias em Israel, com o zunido de mísseis e toque de sirenes.
Já no segundo, 214 brasileiros chegaram ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na madrugada desta quinta. O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou às 12h30 de Tel Aviv e não fez escala. Três gatos e um cachorro também estavam na aeronave.
“É incrivelmente satisfatório chegar depois de tudo o que a gente viveu lá. Nem de perto estive no front ou perto de explosão real, mas saber que estamos no Brasil depois da iminência de um ataque, de sentir a tensão da guerra, as sirenes tocando, é incrível”, disse o produtor de vídeo brasiliense Gleik Max, assim que chegou ao país. Ele estava em Israel para uma gravação de um documentário.
*Fonte: O Dia
VEJA MAIS
-
SBT se movimenta para conter possível ida de Eliana para a TV Globo em 2024
-
Violência segue em Campos: dois assassinatos em menos de 24 horas
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.