
Está acontecendo nesta quinta-feira (11), no auditório da ACIC, a segunda rodada da sabatina dos pré-candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes. Participam esta noite o professor Jefferson Azevedo (PT), o empresário Edmar Ptack (Agir) e o jornalista Fabrício Lírio (Rede). Também convidados para está rodada, o ex- vereador Jorge Magal declinou do convite e o deputado Thiago Rangel (Podemos), também não vai participar, porque alegou que já havia marcado outro evento na mesma data.
O encontro está sendo promovido pelas entidades de classe do município e teve seu primeiro bloco realizado nesta quarta-feira (10), quando estiveram presentes os pré-candidatos Delegada Madeleine (União Brasil), o dentista Alexandre Buchaul (Novo) e o empresário Clodomir Crespo (DC). O prefeito Wladimir Garotinho não participou do encontro, alegando ter outros compromissos agendados anteriormente.
Os convidados estão respondendo perguntas elaboradas anteriormente pelas entidades. A ordem das respostas é definida por sorteio. Diversos temas estão sendo abordados no encontro, como desenvolvimento, saúde, agronegócio, segurança pública, educação, trânsito e mobilidade urbana.
O presidente da ACIC, instituição anfitriã, demonstrou preocupação com a falta de interesse dos campistas com a política. Ele destacou na nas últimas eleições municipais o número de eleitores ausentes, e os votos brancos e nulos foi maior do que o número de votos do primeiro colocado.
Um dos assuntos mais citados no encontro desta noite foi a geração de empregos. O pré-candidato do PT, Professor Jefferson, disse que Campos está “exportando” sua inteligência. “Nosso estudante se qualifica aqui e vai trabalhar em outra cidade. Nossa cidade não tem planejamento de futuro, nós não sabemos a cidade que teremos em 2035, porque não há um projeto”, destacou.
O jornalista Fabrício Lírio, destacou a, necessidade da integração sãs forças de segurança e disse que apoia que a Guarda Municipal seja armada. “A Guarda muitas vezes é quem chega primeiro numa ocorrência, e precisa estar preparada , não para atirar, mas para se dedender”, disse.
O pré- candidato Edmar Ptak criticou a atual política de Educação adotada pelo município, que aprova os alunos de forma automática, muitas vezes sem que eles tenham absorvido os ensinamentos necessários naquele ano escolar. Nós precisamos preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho”, defende.