
Foi retomada pelas forças de segurança do Rio, durante o segundo dia de operações no Complexo da Maré, a área de lazer e centro de treinamento construído pelo tráfico. O local, que fica na Vila do João, conta com piscina olímpica, campo de futebol e até área de churrasco coberta.
Segundo investigações da Polícia Civil, o espaço era usado por lideranças criminosas, suas famílias e convidados, além de reuniões da facção e treinamentos operacionais de traficantes.
O primeiro dia de operações teve como alvos integrantes da organização criminosa Comando Vermelho (CV). Já nesta terça (10), a ação mira criminosos da facção rival Terceiro Comando Puro (TCP) que dominam as comunidades Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue, Nova Maré, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Esperança, Vila do João, Vila dos Pinheiros e Conjunto Pinheiros. Na ação, uma homem foi preso.
Durante as investigações, drones usados para mapear a área registraram um dos eventos do espaço em que um dos líderes do tráfico aparece no local com uma Range Land Rover, modelo velar, avaliado em mais de 500 mil reais. O veículo é semelhante aos usados por outros criminosos no interior da comunidade.
Outras gravações mostraram também cerca de 17 soldados do tráfico participando de treinamentos ministrados por instrutores que demonstravam profundo conhecimento em táticas operacionais. Estes treinamentos ocorriam tanto durante o dia quanto à noite, envolvendo o uso de fuzis e explosivos, simulando a progressão na região, confrontos armados e outras técnicas militares.
A região estrategicamente localizada próxima às principais vias expressas do Rio, incluindo as Linhas Vermelha e Amarela, bem como a Avenida Brasil, e no caminho para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, tem se tornado alvo de cobiça por parte de organizações criminosas que buscam controlar o território para facilitar a distribuição de drogas e armas para várias partes do estado.
De acordo com a pesquisa Primeira Infância nas Favelas da Maré, publicada pela instituição da sociedade civil Redes da Maré no último dia 27, o Comando Vermelho (CV) exerce o domínio sobre as favelas Nova Holanda, Parque Maré, Parque Rubens Vaz e Parque União. Juntas, as comunidades abrigam 38,7% da população total da Maré.
Enquanto um grupo miliciano difuso controla as favelas Parque Roquete Pinto, Praia de Ramos e Marcílio Dias, onde moram 12,7% da população do complexo.
*Com informações de O Dia
VEJA MAIS
-
Itamaraty confirma morte do brasileiro desaparecido em rave atacada pelo Hamas em Israel
-
Segundo dia da Operação Maré tem como alvo ‘centro de treinamento’ do tráfico
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.