
Um caso de possível racismo durante uma aula prática no curso de enfermagem de uma faculdade particular localizada em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está sendo investigado pela Polícia Civil. O episódio ocorreu na noite do último dia 29 de maio, no laboratório da instituição situada no bairro Cidade Nova.
Segundo o relato feito por um estudante do curso, a situação teve início quando uma professora chamou a atenção de uma aluna por ter utilizado um material incorreto. Ainda de acordo com o estudante, a aluna teria respondido de forma exaltada à professora, alegando que a forma como foi chamada atenção a deixava nervosa.
Ao tentar intervir, dizendo que a aluna é quem estaria deixando a professora nervosa, o estudante afirma ter sido alvo de um gesto ofensivo. A colega teria puxado seu jaleco e passado o dedo pelo braço, seguido de um sinal de silêncio com os lábios — gesto que, segundo o denunciante, teria conotação racista ao tentar silenciá-lo por sua cor.
O estudante comunicou o fato à instituição e afirmou que pretende representar criminalmente contra a colega. Outras duas alunas estavam presentes no momento do episódio e teriam presenciado a situação, sendo apontadas como testemunhas. A acusada ainda não foi ouvida pela polícia.
O caso está sendo investigado na 143ª Delegacia Policial, em Itaperuna.