
Se antes era dada como certa a candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem pelo Partido Liberal (PL) para as eleições de 2024, o cenário mudou após a operação da Polícia Federal acerca das possíveis irregularidades na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). A bola da vez do PL para tentar ser prefeito do Rio de Janeiro é o senador Carlos Portinho, segundo o site Agenda do Poder.

Ainda segundo o portal, outro fator que enfraquece a candidatura de Ramagem é a determinação judicial dele de não ter contato com Jair e Carlos Bolsonaro. O plano inicial era ter o “02” como coordenador de campanha e a figura do ex-presidente seria para impulsionar o eleitorado bolsonarista do RJ.
O PL está sofrendo duros golpes em um ano eleitoral devido às investigações da PF na ABIN e contra os atos do dia 8 de janeiro. Diversas buscas e apreensões estão sendo feitas com nomes ligados ao partido. Além disso, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso após ser flagrado com uma arma ilegal.