
Diversos estudantes da localidade de Conselheiro Josino, em Campos, procuraram a reportagem do Manchete RJ nesta quarta-feira (8) para expressar uma preocupação: a mudança de rota do Transporte Universitário, disponibilizado pela Prefeitura do município. O grupo afirma que a realocação é “inconveniente e perigosa”.
Em comunicado enviado ao Manchete RJ, eles também afirmam que o poder executivo está mostrando-se irredutível quanto ao pedido.
“A todo momento estamos tentando encontrar uma solução que seja favorável a todos; no entanto, sabemos que os responsáveis por isso se mostraram bastante irredutíveis a eventuais alterações”, afirmam.
Rota antiga x Rota nova
Anteriormente, o Transporte Universitário seguia a seguinte rota: Santo Eduardo -> Santa Maria -> Morro do Côco -> Conselheiro Josino. A partir da próxima quinta-feira (9), o trajeto será: Conselheiro Josino -> Vila Nova -> Três Vendas. Eles partem de Conselheiro às 17h. A mudança será válida apenas pela tarde, na parte da manhã não terá alterações.
Apesar de percorrer menos localidades, os estudantes alegam que o novo caminho é mais longo, inclusive passando pelo município de Cardoso Moreira, e que na volta para casa, anteriormente chegavam por volta das 23h, mas agora a previsão é de chegar às 1h da madrugada.
Perigo na estrada
Outro ponto de revolta do grupo de moradores é que anteriormente o ônibus passava pela BR-101 e agora passará por estradas que não oferecem segurança. O vídeo abaixo é de uma estrada que liga São Joaquim, em Cardoso Moreira, para o distrito de Vila Nova, em Campos. É possível notar que não há iluminação no local e a via não é pavimentada. Isso causa preocupação, visto que o transporte passará por lá a noite.
O que diz a Prefeitura?
A Prefeitura de Campos afirma que nenhuma rota foi excluída e que os alunos não querem compartilhar o caminho com os estudantes de Três Vendas.
“A informação não procede. Nenhuma rota foi excluída, ao contrário, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia incluiu novos trajetos, este ano, atendendo mais alunos. Cerca de mil universitários estão sendo contemplados. Desse total, aproximadamente 90 pertencem à rota de Conselheiro Josino, sendo 40 no turno da manhã e quase 50 no turno da noite, incluindo moradores de Conselheiro, Vila Nova de Campos e Três Vendas, além de localidades ao redor, como Murundu e Chave do Paraíso. Nenhum aluno desse distrito, inscrito no Programa e aprovado nos critérios legais, está sem atendimento. No entanto, os alunos de Conselheiro não queriam compartilhar a rota com os estudantes de Três Vendas, mesmo com vaga sobrando. Por essa razão, nesta terça-feira (7), o Departamento de Transportes da Secretaria promoveu reunião com um grupo de estudantes a fim de esclarecer dúvidas. Como foi amplamente divulgado, neste ano, a rota de Santo Eduardo foi desmembrada da rota de Vila Nova de Campos e Conselheiro Josino, o que garantiu a ampliação do atendimento às localidades de Santo Eduardo, Santa Maria e Morro do Coco”.