
O presidente da Câmara Municipal de Campos Marquinho Bacellar (Solidariedade) respondeu, por meio de suas redes sociais, nesta segunda-feira (30), uma denúncia feito pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), sobre três funcionários da Casa de Leis campista que supostamente recebem o Cartão Goitacá.
Marquinho abriu o vídeo contando que até este momento não conseguiu comprovar a denúncia, mas está averiguando o caso junto com sua equipe
“Não estou fazendo o vídeo não para rebater o prefeito e sim para dar satisfação após as denúncias feitas por ele. Wladimir afirmou que três funcionários de gabinetes da oposição recebem o chequinho, hoje conhecido como Cartão Goitacá. A primeira coisa que fiz foi bater nome por nome de todos os funcionários da Câmara no site da secretaria de Desenvolvimento Humano. Hoje não consta na lista o nome de ninguém que trabalhe aqui, nem de base e nem de oposição. É uma denúncia que até agora eu não consegui comprovar”, começou.
Dificuldade no atendimento
O atual presidente da Câmara Municipal também afirmou que pediu para a sua equipe ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social nesta segunda, mas teve dificuldade para conseguir os dados necessários para apurar a denúncia
“Pedi ao procurador da Câmara para ir até a Secretaria levando um ofício pedindo a listagem para que a gente possa apurar a denúncia. Mas ele foi mal recebido. Não encontrou ninguém que possa responder por isso no momento que esteve lá. Porém, com muita luta conseguimos protocolar o ofício de informação, mas até agora não foi respondido”, explicou Marquinho.
Caso irá para a justiça
Marquinho Bacellar revelou que, junto com outros parlamentares, irá até a justiça contra Wladimir Garotinho para ele responder sobre as denúncias
“Eu e os outros vereadores de oposição estamos entrando com uma interpelação judicial contra o prefeito. A gente quer que ele responda judicialmente por sua denúncia e que nos prove que esses nomes estão aqui na Câmara. Ao contrário dele, se isso for comprovado, os funcionários serão afastados imediatamente para responder seus erros”, disse.
Sistema falho
Por fim, o vereador pontuou uma possível falha no sistema da pasta e falou sobre os RPA do município
“Se existe culpa de alguém nesse processo, é da sua equipe. Quando a gente emprega alguém, a gente não pergunta se recebe benefício. Cabe a sua secretaria decidir se a pessoa está apta ou não para receber. Mas me preocupa muito a quantidade de RPA na sua prefeitura que não recebem esse benefício também. Já solicitei a você a lista destes funcionários e aonde estão lotados e o senhor e ao Ministério Público mas ainda não obtive retorno”, concluiu.
O que é o Cartão Goitacá?
O Cartão Goitacá é oferecido no valor de R$ 200 para realizar compras em supermercados cadastrados. Às famílias são escolhidas através de análise socioeconômica feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que utilizam, ainda, a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para realizar a seleção dos beneficiários.
VEJA MAIS
Siga o Manchete RJ no Instagram e fique por dentro de todas as notícias do Rio.