
Neste domingo (3), 8.535 estudantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, farão a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos maiores e mais importantes processos seletivos do país. Entre os candidatos, 3.434 são alunos que estão concluindo o ensino médio e que veem o exame como o passo definitivo para ingressar em uma universidade.
O ENEM, que é realizado em dois domingos consecutivos, tem seu início com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto a segunda etapa, marcada para 10 de novembro, envolverá questões de Matemática e Ciências da Natureza. A avaliação tem um peso significativo para os estudantes, pois possibilita o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Para muitos jovens, a prova representa não apenas a oportunidade de conquistar uma vaga em universidades renomadas, mas também um meio de alcançar ascensão social e abrir portas para uma carreira promissora. Com dedicação e preparação, os estudantes enfrentam a expectativa de alcançar boas notas, que podem garantir a realização de seus sonhos acadêmicos.
Além de abrir as portas do ensino superior, o ENEM também auxilia a identificar o nível de aprendizado dos alunos de ensino médio em diversas disciplinas, incentivando o aprimoramento da educação básica no país.
As mulheres são maioria entre os inscritos – equivalem a 60,59%, enquanto os homens representam 39,41%. Com relação à declaração de raça e/ou cor dos candidatos, a maioria se reconhece na cor parda (1.860.766), seguida da branca (1.788.622) e preta (533.861).