
O Americano já sabe quando terá sua vida definida nesta temporada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima quinta-feira (31), a partir das 10h, o julgamento que irá decidir se o clube campista continuará punido com a perda de quatro pontos ou se será absolvido. A informação foi confirmada por diretores do Alvinegro.
Caso o Americano seja absolvido, retorna para as semifinais do Campeonato Carioca Série A2. Se a punição for mantida, o clube estará eliminado. Também há a possibilidade de a penalidade ser reduzida ou aumentada. Esta é a última e decisiva instância.
Anteriormente, os campistas haviam vencido o julgamento na primeira instância do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), mas perderam após os denunciantes recorrerem ao Pleno do TJD, que acatou o recurso. O campeonato segue paralisado até que as disputas jurídicas tenham um veredito.
Relembre o caso
A reportagem do Manchete RJ apurou que a possível escalação irregular envolveu o goleiro Carlos Vinicius Pinto, que ficou no banco de reservas contra o Bangu, no dia 14 de junho. O atleta teria sido inscrito após o prazo regulamentar e, desde esse jogo, não foi mais relacionado na Série A2.
De acordo com o regulamento da competição, o prazo final para a inscrição de atletas termina no penúltimo dia útil que antecede a 6ª rodada da Taça Santos Dumont, que, neste caso, foi o dia 6 de junho.
Ocorre que, no próprio site da Federação, consta na lista de atletas inscritos que a inscrição de Carlos Vinicius foi feita no dia 12 de junho, ou seja, após o prazo previsto. A Cabofriense entende internamente que isso configura uma irregularidade.
Por outro lado, no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA), consta que o jogador foi registrado no dia 6 de junho, o que, em tese, o tornaria apto a atuar na competição.