
A Justiça do Rio de Janeiro condenou nesta terça-feira (25) a 33 anos de prisão Anderson Henrique Brandão pelo assassinato de Gabriel Mongenot, de 23 anos, esfaqueado na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, em novembro. A decisão é do juiz Daniel Werneck Cotta, da 33ª Vara Criminal.
Turista sul-mato-grossense, Gabriel, que era estudante, estava no Rio com outras duas primas para o show da cantora americana Taylor Swift.

O turista estava com um grupo de amigos na praia, de madrugada, quando o grupo foi surpreendido por assaltantes. Gabriel, que dormia na areia, teria acordado assustado, já no meio do assalto e foi atacado.
Os suspeitos levaram a chave de um veículo e dois telefones celulares. Anderson Henriques Brandão foi reconhecido por testemunhas. Ele já havia sido abordado 56 vezes por agentes do programa Segurança Presente de Copacabana.
Jonathan Batista Barbosa, que também respondia pelo crime, foi absolvido e teve a prisão revogada.
O crime
Era madrugada de domingo (19) e um grupo de fãs de Taylor Swift que passeava pelo Rio foi para a areia antes de voltar para casa após um dia de passeio. Enquanto relaxavam na praia, foram abordados por ladrões, que acabaram por esfaquear Gabriel.
As imagens mostram a correria de amigos para tentar socorro, depois eles se abraçando, como um consolo. Revelam também a chegada de autoridades e até quando um carro da PM abre o porta-mala e dá para ver um suspeito de cometer o latrocínio preso.
*Com informações do G1