O Grupo Barcelos deu continuidade, nesta terça-feira (12), ao plantio de novas árvores em Campos dos Goytacazes. A ação faz parte das medidas de compensação ambiental previstas após a remoção de exemplares que, segundo a empresa, apresentavam riscos à segurança da população.
De acordo com informações divulgadas pela empresa, até o momento já foram plantadas 100 mudas em diferentes pontos da cidade. O relatório de acompanhamento aponta ações realizadas em 25 de setembro — sendo 50 no Bosque Vivendas do Coqueiro, 40 no Bosque Flamboyant e 10 no entorno do Super Bom Turf. O grupo se comprometeu a plantar 400 novas mudas de espécies nativas em áreas públicas da cidade e a recompor o entorno do empreendimento com espécies adequadas.
Em nota, o Grupo Barcelos também destacou que “a remoção das árvores não foi uma escolha, mas uma necessidade”, afirmando que o processo ocorreu “com base em análise técnica do Inventário Arbóreo e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.
O engenheiro florestal Cleber Vitório, mestre em Ciências Ambientais e Florestais e responsável técnico pelo processo, afirmou que a supressão foi autorizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “com base na Licença Ambiental – LIO nº 011/2025, emitida após análise técnica do Inventário Arbóreo”. Ainda conforme o especialista, “as árvores estavam em estágio avançado de decomposição, com proliferação de cupins, formigas e fungos, o que representava risco à segurança e à infraestrutura da região”.
A empresa ressaltou também que “todas as medidas compensatórias previstas em licença estão sendo e serão rigorosamente cumpridas”. Em comunicado, agradeceu “a todos que se juntarem a nós”, reforçando a importância da participação comunitária no processo de recomposição vegetal.





