
Um grupo de funcionários da Vital Engenharia Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Campos, paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (27). Segundo informações apuradas pela reportagem do Manchete RJ, o ato ocorreu após a empresa anunciar uma nova série de medidas que passarão a valer a partir de abril, entre elas a redução nos salários. Os setores de ajudantes de produção, operadores de roçadeiras, motoristas e operadores de máquinas seriam os mais afetados por essas mudanças.
Uma pessoa, que preferiu não se identificar, informou que o adicional de insalubridade será reduzido de 40% para 20%, o que representa um corte de aproximadamente R$ 360. Além disso, motoristas de caminhão e funcionários que trabalham na limpeza das ruas terão eventuais danos causados aos equipamentos da empresa descontados diretamente do salário.
Após reunião com a empresa, não houve solução ou qualquer sinalização de recuo por parte da Vital. A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas não foram registrados incidentes. Parte dos funcionários retomou as atividades nesta quinta-feira, enquanto outra parte deve retornar ao trabalho na sexta-feira (28).
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campos informou que o serviço de coleta seguiu normalmente ao longo do dia.
A reportagem tentou contato com a empresa durante toda a manhã, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria.