
Leonardo Torres, carioca, que mora em Macaé atualmente, presenciou o terremoto de 7,3 graus que atingiu o norte do Chile na noite desta quinta-feira (18). Ele está de férias com a esposa em San Pedro de Atacama e contou que sentiu o tremor no quarto do hotel. “Estávamos nos preparando para dormir e aí começou a tremer”.
“A gente está aqui hospedado no centro de San Pedro de Atacama, o tremor aconteceu exatamente às 21h50 da noite. Deve ter durado mais ou menos uns 40 segundos pelo que a gente pode sentir, começou um pouco fraco, não entendemos muito bem o que estava acontecendo, mas aí foi gradativo, gradativamente ele foi aumentando e aí a luz que começou a balançar muito, a gente percebeu que podia ser um terremoto”, contou Leonardo para a reportagem do Manchete RJ
Ainda segundo Leonardo, ao confirmar o que estava acontecendo, eles ficaram assustados: “Saímos do quarto e já tinha alguns hóspedes aqui na área externa do hotel. Vimos a água da piscina balançando muito, foi então que a gente constatou que era de fato um terremoto, foi um pouco assustador porque a gente nunca havia presenciado isso, mas aparentemente nada estrutural.
O carioca que reside em Macaé informou que não pessoas feridas e nem danos estruturais
“Não há feridos, não há danos e agora a gente vai dar uma saída aqui para saber melhor as informações , mas a dona do hotel disse que é normal, que dessa vez foi um pouco mais forte do que o normal, mas que acontece”, explicou.
O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago. O terremoto aconteceu a 126 km de profundidade.
O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, publicou uma mensagem no X de que “já entrou em contato com a governadora da região” e que, até o momento, “não há informações de danos ou de pessoas feridas”. Ele afirmou que as equipes de socorro estão se dirigindo ao local.
As equipes avaliam se há danos estruturais às construções e aos serviços básicos da região atingida.
Tremor sentido em São Paulo
No mesmo horário em que ocorreu o terrmoto no Chile, moradores de São Paulo relataram que sentiram o tremor.
Nas redes sociais, brasileiros relatam terem sentido o imóvel tremer e publicam vídeos de plantas e de objetos balançando.