
Um vídeo que circulou nas redes sociais na última quinta-feira (05) mostra dois ônibus da linha Farol x Campos parados, com estudantes do transporte universitário do lado de fora. Segundo informações, o motivo da paralisação foi uma manifestação realizada por alunos que tiveram o benefício do transporte suspenso por falta de renovação.
Relatos apontam que há falhas no processo de cadastramento e recadastramento das carteirinhas estudantis, válidas para o primeiro e segundo semestre de 2025. O impasse tem afetado diretamente o deslocamento dos universitários que dependem do serviço para chegar às instituições de ensino.
A equipe do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos em busca de esclarecimentos, e foi informada através de nota que
Diversos alunos presentes na manifestação não cumpriram o chamamento da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia para efetuarem o recadastramento no Programa Municipal de Transporte Universitário, mesmo após inúmeras convocações e ampla divulgação. A Seduct também enviou ofício às universidades a fim de reforçar a divulgação da convocação para o recadastramento, encerrado em maio, cuja medida é parte dos critérios para permanência no programa.
Durante as fiscalizações feitas nesta semana, foi identificada a presença de alunos sem carteirinha nos coletivos, o que compromete o controle, a organização do transporte e a segurança dos próprios usuários.
O cadastramento para novos alunos será aberto no dia 16 de junho, garantindo um serviço justo para quem realmente necessita. A Secretaria de Educação realizou reunião com representantes dos estudantes na manhã desta sexta-feira e irá avaliar os casos pontuais. Atualmente, cerca de 3 mil alunos são atendidos pelo Transporte Universitário.