
O grupo político liderado pelo deputado federal Áureo Ribeiro (SD) em São Francisco de Itabapoana enfrenta um racha que, aparentemente, não tem retorno. A disputa, que ganhou repercussão estadual, fez com que Áureo voltasse à cidade com o objetivo de tentar uma conciliação entre as ex-aliadas, visando as eleições de 2026, um dos seus principais focos eleitorais.
As disputas pela liderança do grupo, anteriormente comandado pela ex-prefeita Francimara Azeredo (SD), e pela atual prefeita Yara Cinthia, ambas filiadas ao Solidariedade, partido presidido por Áureo no estado do Rio, continuam a se intensificar.
No final do ano passado, Áureo esteve em São Francisco para tentar reverter a situação, mas não obteve sucesso. Na ocasião, ele se reuniu com a então prefeita Francimara em seu gabinete e tomou um café na casa de Yara, mas não conseguiu reunir as duas em um encontro conjunto.
Após assumir o cargo, a atual gestão de Yara tem evidenciado os problemas herdados da administração de sua ex-aliada e principal cabo eleitoral na campanha de 2024, Francimara. Esse movimento gerou irritação na ex-prefeita, que, em suas redes sociais, anunciou que encerraria suas férias para retornar à cidade e esclarecer a situação.
Nas redes sociais, aliados de Francimara têm feito postagens chamando a atual prefeita de “Judas”, uma referência à figura cristã que traiu Jesus, levando à sua morte.