
A Polícia Civil investiga uma verdadeira tragédia em São Francisco de Itabapoana, uma criança de 3 anos, identificada como Heitor Monteiro, morreu após supostamente engasgar com um pirulito no início da noite de segunda-feira (10) na Praia de Guaxindiba.
Segundo o portal VNotícia, Heitor teria dado entrada já em óbito na Unidade Básica de Saúde por volta das 18h30, após primeiros socorros feito por vizinhos. No caminho para o Centro de São Francisco de Itabapoana, muito desesperados, eles solicitaram ajuda da equipe da Emtransfi – Empresa Municipal de Trânsito. Quando chegaram na UBS, a criança já estava morta.
O caso será investigado pela 147ª Delegacia de Polícia, em SFI. O corpo do menino foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Campos, onde será feita uma necropsia para apurar as causas.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de SFI, que deu detalhes sobre o caso. Confira a nota na íntegra:
Heitor Monteiro, de três anos, deu entrada às 18h47 desta segunda-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Francisco Ribeiro da Silva Filho, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI).
Conforme consta no Boletim de Atendimento Médico (BAM), a criança chegou à unidade, sem sinais vitais, acompanhada por terceiros. Eles a relataram à equipe médica que a criança teria engasgado com pirulito e estava sem respirar, com parada cardiorrespiratória, há cerca de 40 min.
A equipe médica constatou que a criança estava com lábios cianóticos (lábios roxos), imediatamente realizou exame de eletrocardiograma, além de protocolo de reanimação e manobra de desengasgo, mas sem obter sucesso.
Após a confirmação do óbito, o Instituto Médico Legal foi acionado e removeu o corpo, por volta das 23h. A causa da morte vai ser investigada pelo órgão.“