
Em meio a 475 casos de dengue confirmados no município de Campos em 2024, com grande risco de epidemia, reclamações vindas do Hospital Geral de Guarus geram uma contradição. Nos últimos dias, pessoas que foram atendidas no local relatam que o HGG não possui testes de dengue disponíveis aos que chegam apresentando sintomas. Todavia, o hospital é citado e recomendado pela Prefeitura como “referência para o acolhimento e internação dos pacientes”.

Entre as queixas recebidas pela reportagem do Manchete RJ, um dos pacientes que foi atendido no Hospital, contou que teve o sangue coletado e encaminhado para uma clínica da cidade, para que o teste pudesse ser realizado.
Me deparei com sintomas e busquei o hospital de emergência de Guarus em busca de auxílio médico. Para minha surpresa, ao chegar à unidade, fui informada de que não havia testes disponíveis para confirmar ou descartar a suspeita de dengue. É inaceitável que em meio a um surto tão grave, uma instituição de saúde como o Hospital Geral de Guarus não tenha os recursos necessários para atender adequadamente os pacientes que chegam com sintomas alarmantes”
disse a paciente que preferiu não se identificar.
Um outro paciente que entrou em contato com o Manchete RJ alegou que deu entrada no HGG na sexta-feira e teve que ficar internado até segunda, sem saber se há confirmação para dengue. Vale ressaltar que aos finais de semana, as clínicas que o sangue dos pacientes são encaminhados para que o teste possa ser realizado, assim como o Centro de Referência de Dengue, ficam fechados.
A reportagem do Manchete RJ entrou em contato com a Prefeitura de Campos, na manhã desta segunda-feira (19), especificamente às 10h27, solicitando informações sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta. Um novo contato foi feito às 13h55, mas também sem retorno.
Com a falta de resposta do poder público, um funcionário da Prefeitura de Campos que preferiu não se identificar, confirmou que realmente não há testes disponíveis para dengue no Hospital Geral de Guarus.