
As ações para a retirada do navio Mercante “M/V CARO”, que encalhou no mar em São João da Barra, no Norte Fluminense, no último dia 09 de janeiro, tiveram início com o processo de alívio de carga. As equipes estão transportando parte do peso do navio para outra embarcação. Conforme informado pela Marinha do Brasil, nesta quarta-feira (21), essa iniciativa permite que o Mercante fique mais leve e reflutue, contribuindo para o desencalhe.
Até o presente momento, não há dano estrutural no navio ou poluição hídrica. Além disso, o Porto do Açu continua operando normalmente, pelo fato de o Navio ter encalhado fora do canal de acesso.
A Marinha do Brasil informou que a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra) recebeu a informação do encalhe do navio no dia 09 de janeiro. A embarcação, que transportava minério de ferro, saiu do Porto do Açu com destino ao Bahrein, na Ásia, e encalhou com prático a bordo, a aproximadamente uma milha náutica do Terminal 1 do mesmo porto.
As causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades do encalhe estão sendo apurados após um Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) ser instaurado. Assim que o o inquérito for concluído, e as formalidades legais estiverem cumpridas, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para adotar as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.
A Marinha informou ainda que incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1oDN, para outros assuntos, inclusive denúncias).