
Um dos campeonatos mais charmosos do país, o Cariocão, começa nesta quarta-feira (17) com três jogos, incluindo as estreias de Botafogo e Flamengo. Mas, fora do universo dos quatro grandes, existem os times de menores investimentos que apostam em medalhões do futebol nacional para surpreender. Confira um balanço feito pela reportagem do Manchete RJ.
Hernane Brocador (Portuguesa)
A Portuguesa aposta em uma figura bastante conhecida no futebol carioca para ser o grande nome do seu centenário. Trata-se do atacante Hernane Brocador, ex-Flamengo. Com a camisa rubro-negra, o “Brocador” teve 87 jogos e 45 gols, além de ganhar uma Copa do Brasil em 2013 e o Cariocão em 2014. Aos 37 anos, ele é a esperança de gols da equipe.
Anderson Lessa (Bangu)
Um verdadeiro andarilho da bola, com mais de 20 clubes no currículo, o atacante Anderson Lessa retornou ao Bangu para disputar o Cariocão de 2024. Aos 34 anos, ele vem para sua quarta passagem com a camisa alvirrubra, sendo a mais marcante em 2019, onde foi o artilheiro da competição ao lado de Bruno Henrique e chegou à semifinal da Taça Rio.
Felipe (Volta Redonda)
Figurinha carimbada no Cariocão e agora também no cenário nacional, o Volta Redonda apostou em um medalhão para comandar a equipe em 2024. Felipe, ídolo e multicampeão pelo Vasco, vem com a missão de repetir a grande campanha do Voltaço em 2023, onde o time chegou às semifinais da competição.
Erick Flores (Boavista)
Cria do Flamengo, clube que foi campeão Carioca e Brasileiro, Erick Flores vem para a sua oitava temporada com a camisa alvi verde. O meia vem sendo a referência técnica da equipe nos últimos anos, e aos 34 anos, a expectativa é que continue sendo no Cariocão 2024.
Rodrigão (Madureira)
Com uma passagem meteórica pelo futebol nordestino, Rodrigão despertou o interesse do Santos, que o contratou em 2016. Na equipe paulista, o atacante de 30 anos não deu certo; desde então, rodou pelo Brasil até chegar no Madureira com a missão de comandar a equipe neste campeonato.
Hugo Cabral (Sampaio Côrrea)
Outro andarilho do futebol carioca, o atacante Hugo Cabral foi contratado pelo Sampaio Côrrea. O atacante de 35 anos é o nome de maior destaque do clube que estreia na elite do futebol carioca.
Os times participantes
Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
A primeira rodada do Carioca 2024
Qua (17/01) – 16h50 – Portuguesa x Bangu, Luso Brasileiro
Qua (17/01) – 19h – Botafogo x Madureira, Nilton Santos
Qua (17/01) – 21h30 – Flamengo x Audax, Arena da Amazônia
Qui (18/01) – 15h45 – Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa, Laranjão
Qui (18/01) – 19h30 – Vasco x Boavista, São Januário
Qui (18/01) – 21h30 – Volta Redonda x Fluminense, Raulino de Oliveira
Regulamento
O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e abril, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.
A semifinal será disputada em dois jogos, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão sai nas finais de 31 de março e 7 de abril.
Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca. Apenas o último colocado será rebaixado.





