
Uma pesquisa interna realizada pelo Grupo Manchete mostra que os campistas apontam a falta de empregos como um problema maior do que a segurança no município de Campos. O levantamento ouviu 800 pessoas nos dias 20 e 21 de março.
Em primeiro lugar, como principal problema, ficou a Saúde, seguido por Transporte e Emprego. A Segurança apareceu na quarta colocação do ranking.
Desemprego preocupa? Economista opina
O economista José Alves de Azevedo fez uma análise da opinião das pessoas nesta pesquisa, comparando com o atual momento econômico que vive a cidade de Campos. Segundo o especialista, a criação de emprego sofreu um impacto negativo no município, ao considerar um período de um ano.
Em fevereiro de 2024, nós geramos mais empregos do que em fevereiro de 2025. No ano passado, foram 518 empregos gerados e neste ano foram 477. Então houve uma retração neste período. O setor de serviços é o que mais gera emprego e vem mantendo a cidade, mas ele também teve impacto negativo na geração. Em fevereiro de 2025, ele abriu 483 postos de trabalho. Já em fevereiro de 2024, no mesmo setor, foram 711. Realmente, o que nos preocupa em Campos é a falta de oportunidade”, avaliou o economista.
José Alves finalizou dizendo que a economia de Campos está em baixa dinâmica, ressaltando que a cidade tem se sustentado por rendas que vêm de fora, como, por exemplo, o setor hoteleiro, que recebe trabalhadores do Porto do Açu.
A grande preocupação do município é sim o desemprego, e a Prefeitura de Campos hoje está enfrentando uma crise sem precedentes, em profunda dificuldade financeira”, acrescentou o especialista.