
O prefeito de Rio Claro (RJ), José Osmar de Almeida, de 65 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (8). Segundo a prefeitura, ele estava em casa com familiares quando sofreu um infarto, por volta de 2h. Autoridades do Rio de Janeiro deixaram uma mensagem de despedida para José Osmar.
Cláudio Castro (Governador)
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento do prefeito de Rio Claro, José Osmar de Almeida. Neste momento de luto, expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e à população de Rio Claro. Que encontrem conforto na memória de sua dedicação e serviço à cidade, deixando um legado de contribuições para o desenvolvimento. Sua trajetória abrangeu diversas esferas, tendo desempenhado papel fundamental como prefeito, vereador, secretário de Educação, professor e diretor do Centro Municipal de Ensino São José”.
Rodrigo Bacellar (Presidente da Alerj)
“Recebi com tristeza esta notícia. A imagem que fica na memória é de um homem simples e trabalhador. Meus sinceros sentimentos e família e aos amigos”.
As prefeituras de Barra Mansa e Volta Redonda, cidades próximas a Rio Claro, também divulgaram nota pesar pela morte de José Osmar.
José Osmar é professor de matemática e começou a vida política em 2001, quando foi nomeado secretario municipal de Educação. Ele deixou a pasta em 2008 para concorrer à prefeitura, mas acabou sendo derrotado.
Em 2012, José Osmar foi eleito vereador. Quatro anos depois, deixou o poder legislativo para ocupar, pela primeira vez, a cadeira do executivo. Em 2020, conseguiu ser reeleito.
Antes de ingressar na política, deu aula por mais de duas décadas no Centro Municipal de Ensino São José, onde também foi diretor por três mandatos.
O prefeito é natural de Bom Jardim (MG) e morava no distrito de Passa Três há mais de 50 anos. Ele deixa esposa, Sirlei Almeida, e dois filhos, José Vicente e João Ricardo.