
Após a repercussão negativa envolvendo a apresentação do exame de sorologia de HIV para os participantes do concurso da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a prefeitura do município resolveu retirar a exigência do edital. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (19).
De acordo com a prefeitura de Campos, um novo edital deve ser publicado nesta quarta-feira (20), já que as inscrições têm início a partir das 16h de quinta-feira (21), e seguem até às 16h do dia 6 de novembro.
Nesta terça, o Manchete RJ publicou uma matéria onde duas advogadas campistas afirmaram que a medida é discriminatória. A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV do Rio de Janeiro (RNP+RJ) também se posicionou divulgando uma nota de repúdio contra a medida na última sexta-feira (15).
Concurso
O concurso prevê o preenchimento de 195 vagas para Guarda Civil Municipal de terceira categoria, nível A, sendo 20 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD). Além disso, das vagas de ampla concorrência, um mínimo de 15% são destinadas a mulheres, conforme previsão da Lei Municipal nº 9.255 de 2022. O salário base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, com direito a benefícios tais como risco de vida, quinquênio, entre outros estabelecidos na legislação municipal vigente.