
Um dos cruzamentos que vem causando tormento aos motoristas e pedestres de Campos, da Rua Baronesa da Lagoa Dourada com a Gil de Góis, recebeu sinalização viária, após diversos acidentes que foram registrados no local. A Prefeitura informou que foi implantada sinalização horizontal com as escritas “ATENÇÃO, REDUZA E PARE”, além de linhas de estímulo à redução de velocidade.
Recentemente, a reportagem do Manchete RJ fez uma matéria no local ressaltando que, há meses atrás, existiam semáforos nas duas esquinas, que foram realocados pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), para o cruzamento seguinte, entre a mesma Rua Gil de Góis com a Barão da Lagoa Dourada.
Todavia, a troca de semáforos não foi bem avaliada pelas pessoas que falaram com o Manchete RJ. CONFIRA A MATÉRIA AQUI.
Na última segunda-feira (01), uma idosa ficou ferida após uma colisão entre um carro e uma van, no mesmo cruzamento. A mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.
Justificativa usada pela Prefeitura
Ao divulgar a informação que o cruzamento recebeu sinalização, a Prefeitura de Campos justificou que a grande maioria dos acidentes ocorridos na esquina, foram “provocados devido à imprudência de motoristas”. No entanto, quando existiam semáforos no local, quase não existiam colisões, nem mesmo no cruzamento seguinte que recebeu os sinais de trânsito.
“É uma área de conflito em que os usuários precisam ter atenção, principalmente aqueles que trafegam pela Rua Baronesa da Lagoa Dourada e que, pelas normas de trânsito, devem dar a preferência àqueles que estiverem trafegando pela direita, mais precisamente na Rua Gil de Góis”, disse o presidente do IMTT, Nelson Godá.
Ainda segundo o presidente do IMTT, estudos técnicos realizados pelo órgão demonstram não haver necessidade de sinalização semafórica no cruzamento das duas vias, inclusive para garantir maior fluidez do tráfego naquele trecho.
“Com a ampliação da infraestrutura cicloviária, passando pela Rua Barão da Lagoa Dourada, houve aumento no fluxo de usuários, principalmente de ciclistas. Com isso, implantamos semáforo inteligente no cruzamento da Rua Barão da Lagoa Dourada com a Rua Gil de Góis para maior segurança local, e o cruzamento da Rua Baronesa da Lagoa Dourada com a Rua Gil de Góis se tornou um prolongamento, onde a implantação de uma sinalização semafórica estaria contribuindo para a ocorrência de congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimentação de veículos”, concluiu.