
Estudantes que dependem do transporte universitário de São Francisco de Itabapoana enfrentam dificuldades significativas devido à superlotação dos ônibus que fazem o trajeto para Campos dos Goytacazes. Diariamente, os passageiros têm de lidar com condições desconfortáveis e com pessoas em pé durante a viagem.
A situação foi relatada por uma aluna do Instituto Federal Fluminense, que expressou sua insatisfação com o serviço. Ela conta que junto com uma amiga mobilizou outros estudantes para reivindicar melhorias.
Eu e outra aluna decidimos pegar a frente e divulgar a ideia, montamos uma lista. A quantidade de alunos que precisava dessa rota era absurda. A lista foi apresentada à Secretaria de Transporte, que decidiu adicionar um novo ônibus. No entanto, a solução trouxe uma nova complicação: o ônibus adicional foi retirado de um horário da manhã (05:40), resultando em um ônibus disponível apenas para os alunos da manhã”, contou a aluna.
A insatisfação continuou a crescer, com alguns alunos de outras rotas, também se queixando na Secretaria de Transporte. Em uma publicação nas redes sociais, feita pela página “São Francisco Polêmico”, outra estudante relata a situação.
Nada foi resolvido. Fizemos um documento com assinaturas dos alunos pedindo um novo ônibus, mas a resposta foi que não teremos um novo ônibus este ano. Talvez no ano que vem. E temos a opção de restringir o ônibus universitário apenas para quem faz faculdade. Ou seja, quem faz curso técnico ou ensino médio terá que ir a pé”, afirmou uma estudante.
Em respostas aos questionamentos feitos pelo Manchete RJ, a Secretaria Municipal de Transporte diz que ao tomar conhecimento das informações transmitidas pela reportagem, irá apurar os fatos.